Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Ilha Marabá reabre com estrutura modernizada e novas atividades

Publicado por Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A reabertura das atividades da Ilha Marabá, ocorrida nesta terça-feira (22/03), marcou a comemoração do Dia Mundial da Água e será uma opção de educação ambiental para os estudantes mogianos - que poderão fazer visitas monitoradas à região da várzea do rio Tietê. Reformado, o espaço passou a contar com um novo auditório para 20 pessoas, laboratório para aulas práticas, orquidário, minhocário, horta e quiosque. Além disso, o gerenciamento será feito por uma equipe de educadores da própria Prefeitura.

"Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água e Mogi das Cruzes tem um importante papel neste contexto. Nossa cidade foi escolhida como uma espécie de caixa d água da Grande São Paulo, uma vez que 35 quilômetros quadrados do nosso território foi reservado para barragens e para a produção de água”, disse Bertaiolli, acrescentando que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - presidido por ele nos últimos dois anos - realizou uma pesquisa Ibope sobre os hábitos da população no consumo de água.

O levantamento ouviu 1.008 pessoas de 36 municípios da Grande São Paulo e apontou, de forma geral, que os cidadãos estão preocupados com o desperdício da água - ainda que as atitudes práticas para evitá-lo precisem ser estimuladas. A pesquisa mostrou que 79% dos entrevistados não aceitam a degradação ambiental, ainda que isso signifique crescimento econômico e geração de empregos.

Neste sentido, a Ilha Marabá desenvolve um importante papel para estimular a reflexão e a consciência dos jovens sobre a importância do uso da água e da educação ambiental de uma maneira geral. Além de palestras para empresas e escolas, que podem ser agendadas no local, o núcleo também oferece oficina para confecção de bolsas feitas com garrafas pet e permite que os visitantes percorram uma trilha - com ponte pênsil - pela área de proteção do rio Tietê.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, lembrou que o investimento para a reforma do espaço foi de R$ 50 mil e disse que as educadoras ambientais da Prefeitura desenvolverão um trabalho importante, na medida em que terão contato com os alunos: “Vamos ajudar a formar as novas gerações e mostrar, desde cedo, a importância do respeito à natureza”, frisou.

Também prestigiaram a reabertura do espaço os secretários Walter Zago Ujvari (Obras), Carlos Nakaharada (Transportes) e José Luiz Freire de Almeida (Cultura), além dos vereadores Jolindo Rennó, Francisco Bezerra, Geraldo Tomaz Augusto e Expedito Tobias, além de diversos representantes de entidades ambientais. (MAS)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-mogi-das-cruzes.jusbrasil.com.br/politica/6759462/ilha-maraba-reabre-com-estrutura-modernizada-e-novas-atividades